domingo, 29 de janeiro de 2012

A Jóia da Micronésia & O Paraíso Americano

Já ouviu falar em Palau ? Sabe o que é Palau ? Sabe onde fica PALAU ?

         

Em primeiro lugar é necessário o esclarecimento entre Palau e Pulau. Esta última expressão Pulau pode ser utilizada para várias coisas na região asiática e também definir vários lugares como por exemplo em Singapura, Indonésia e Malásia. E também existe um município italiano chamado Palau com menos de 4 mil habitantes, não sendo o tema desta publicação.

     PALAU ( República de Palau ou Belau que é o nome original do país, tema desta publicação ) é um dos menores países independentes do mundo bem ao lado dos Estados Federados da Micronésia, um dos maiores paraísos para os mergulhadores de todo o mundo, inclusive é citado como uma das maravilhas subaquáticas do planeta, chamado também de " A Jóia da Micronésia ! " ou o " Éden do Pacífico ". Tem naufrágios maravilhosos de navios, aviões e outros destroços da segunda guerra mundial ... até pode entrar no cockpit do piloto ! " Alii " é o cumprimento local.
É o único ponto do mundo onde tem uma lagoa com milhões de águas vivas ou medusas inofensivas aos humanos, chamada Ongelm´I Tketau ous simplesmente Jellyfish Lake ( Lago de águas vivas... bem mais fácil ), uma experiência um tanto estranha e ao mesmo tempo excitante devido a quantidade desses seres na água ao seu redor ... e dá até para beijá-las ! Essas coisas só se faz mesmo em PALAU !! Para chegar neste lago isolado do oceano é necessário ter certo preparo para subir e descer um penhasco escorregadio e perigoso ( que agora em 2012 estavam fazendo alguns degraus para facilitar o trajeto, alguém deve ter se ferido com certeza ).
Fica na Ilha Mercherchar em meio as Rochosas de Palau ( Rock Islands ) que é o maior atrativo do arquipélago onde é possível encontrar um mundo diferente que parece bolas gigantescas cobertas de árvores que flutuam em um mar translúcido e o padrão de cor azul infinito, também formadas de pedras calcárias como as elevações de El Nido nas Filipinas ( citadas na publicação acima ). Os mergulhos mais profundos em Blue Corner e Blue Hole possuem correntezas fortíssimas sendo necessário ter experiência e ser calmo. Assino ambaixo ! No German Channel dizem que é possível ver Raias Mantas, mas esta felicidade e sorte eu não tive em Palau. 
Também tem a Milk Way Lagoon, outra exclusividade local que possui uma lama branca com alto teor de enxofre, dizem que é muito bom para a pele, rejuvenecedora, todo mundo passa no corpo ... um spa ao ar livre no paraíso. Mesmo com o cheiro ruim da lama, é um dos melhores tours. A água é absurdamente quente, você entra e não quer mais sair ! A capital atual é quase impronunciável ... Ngerulmud, no estado de Melekeok ou Melequeoque, sendo a capital de um país com o menor número de habitantes no mundo; não chega a 300 !? Isso que é sossego para uma capital ... porém sua entrada deve ser feita provavelmente por Koror, a antiga capital e maior centro com cerca de 12 mil habitantes. A cidade em si é feia, a beleza esta mesmo no mar. A língua é o palauano, absolutamente incompreensível para quem não é nativo ou qualquer estrangeiro que tenha peito de ir para este segredo terrestre, mas o inglês é usado por todos, pois o país foi colônia americana, ficando independente com um tratado de livre associação com os EUA. Localizado entre à Micronésia e as Filipinas no meio do mar ... ou no meio do nada, é mesmo muito escondido e poucas pessoas ocidentais conhecem ou ouviram falar desse pontinho no oceano. Não é muito fácil para os brasileiros ou sul-americanos achar uma operadora ou quem monte um bom roteiro para chegar lá do outro lado do globo, ainda mais em Palau !
     A melhor rota para se chegar em Palau é uma grande curiosidade. Saindo do Brasil é via EUA > Havaí > Ilha de Guam ( o qual descrevo logo abaixo nesta publicação ) > Palau ... uma viagem muito longa onde você terá o fuso horário mais louca de sua vida, pois na ida simplesmente perderá um dia de vida, mais de 24 horas vão desaparecer da sua contagem cronológica automaticamente. Em compensação, quando retornar, vai ter a oportunidade única de viver duas vezes o mesmo final de dia e de dormir  duas vezes a mesma noite no Havaí ( nada mau, hein ? ). Além de um roteiro fantástico, é uma verdadeira viagem no tempo ... portanto é mais um motivo e uma experiência exclusiva que só este tipo de rota e destino proporcionam. Difícil, longe e desconhecido, com vôos e conexões desgastantes, e que vale à pena para aqueles que querem realmente conhecer a terra ou queiram viver momentos diferentes do seres humanos normais ou viajantes comuns. E isso pode ser ainda pior se seu vôo for cancelado, coisa que aconteceu comigo, pois se o avião não chegar na ilha, você também não sai ! E ficar preso contra sua vontade, mesmo no paraíso, não é nada bom, prejudica toda sua programação. Dizem que não é comum isso acontecer, mas estes são os riscos de viajar de verdade. Alii Palau ! 

     
CURIOSIDADES, INFORMAÇÕES e DESTAQUES
  • O Clima é “ Tropical bem úmido “, pois chove consideravelmente ... uma decepção, prefiro mesmo é sol. Chove o ano todo, portanto não se questione em que época ir ... apenas vá e se prepare para pegar uma chuva refrescante na média dos 27ºC, inclusive a água.
  • Palau Pacific Resort ou PPR é sem dúvida a melhor opção de hospedagem. Os funcionários são bem simpáticos e atenciosos. O ponto negativo é, assim como outros bons Resorts pelo mundo, permitir que pessoas não hospedadas utilizem as instalações com uma simples taxa. Isso pode encher de gente e acabar com sua privacidade. Outro ponto negativo, aconselho conferir bem sua conta, pois comigo incluíram ou quiseram cobrar coisas a mais ... eu conto todos os pontos positivos e negativos sem ter compromisso com ninguém, descrevo a verdade das minhas experiências.
  • Se for para lugares como este onde os japoneses são imensa maioria, repare como eles tem hábitos estranhos ou engraçados como por exemplo os casais ( heteros e homossexuais ) utilizarem roupas iguais ... que bonitinho, rs ... 
  • Uma informação que só descobri lá, foi ver com meus próprios olhos crocodilo de água salgada ... ainda bem que foi fora d´água !
  • Paga taxa de saída ( U$ 35,00 ), além da taxa de preservação que acabou de subiu de U$ 32,00 para U$ 100,00 ! Fiquei sabendo que é para conter o aumento do turismo local, mas na minha opinião isso não impede o turismo e o viajante verdadeiro de ir ... pelo contrário, pode até dar o resultado inverso, pois se é caro é porque é bom e muita gente pode querer ir apenas por maior curiosidade, pelo menos mais japoneses ...
                                          
Aloha ... & ... Hafa Adai !

O Havaí ou Hawaii ou Hawai´i ou ainda Ilhas Sandwich ( nome dado por James Cook ao descobrir o Arquipélago em 1778. Homenagem  a um Duque com mesmo nome Sandwich, nada haver com comida ... ) é o estado americano conhecido como paraíso tropical ( o único estado tropical americano ), um dos locais mais isolados da terra, com suas ondas gigantescas ( e assustadoras ) onde são realizados campeonatos mundiais de surf. São ilhas vulcânicas que merecem seu destaque de beleza, onde as forças da natureza se unem colocando fogo e água em uma " guerra " contínua e um contraste chocante formando uma imagem única no planeta, uma fumaça do choque térmico das lavas quentes em contato com o mar, o que resulta na terra com a maior velocidade de crescimento do mundo, visível aos olhos ... o nascer de uma nova ilha ! Mas isso só é possível em algum tour que lhe leve aos vulcões, não foi meu interesse, pois já vi vulcões em outros destinos. 
Faz parte da Polinésia e ficou mundial e eternamente conhecido pelo ataque surpresa dos japoneses na base de Pear Harbor, o que teria sido a causa da 2ª Guerra Mundial para os Estados Unidos. Hoje existe o USS Memorial Arizona ( navio afundado que dizem ter permanecido no local devido à quantidade de óleo que até hoje vaza do navio e é o túmulo dos marinheiros que entraram para história naquela trágica manhã de 07/12/1941 conhecida como o “ Dia da Infâmia “.  www.nps.gov/valr ) e apesar disso, muitos japoneses escolheram o Havaí para viver. Até as revistas e  anúncios locais são em japonês ! É, possivelmente o ponto mais visitado na ilha e muitas pessoas se emocionam e até choram ... 
Para chegar ao Paraíso Americano é necessário fazer escala no continente para a imigração na terra do TIO SAM. É um paraíso perdido e encontrado. Tem gente que pensa que o Havaí é pouco habitado, por se tratar de uma ilha ou arquipélago distante, grande engano ! Mais de um milhão ( já indo para 2 milhões ) de habitantes vivem nessas ilhas ( que privilégio ), entre as principais do arquipélago estão Oahu ou O´ahu ( significa ponto de encontro ou lugar de reunião e é o coração havaiano ), Molokai ou Moloka´i, Maui, Kauai ou Kaua´i, Lanai ou Lana´i, e Hawai´i ou Big Island ( Ilha Grande ). Nesta última está a montanha mais alta do mundo ! O vulcão Mauna Kea ( Montanha Branca em havaiano ), pois se levarmos em consideração a parte submersa ( que é a maior parte ) são mais de 10 mil metros da base ao pico, deixando o famoso Monte Everest ou Evereste ( 8 mil metros ) para trás. E também na mesma Big Island está o vulcão mais ativo da terra, o Kilauea. Portanto, não deixa de ser um lugar perigoso ! O arquipélago é também famoso pela dança do Hula-Hula ou simplesmente Hula que é passada em gerações e em filmes e/ou seriados que encantam o mundo inteiro. Por lá foram gravadas cenas de Lost, a saudosa Ilha da Fantasia e vários filmes como por exemplo Jurassic Park ... um tour local lhe mostrará os lugares. Aliás, fiquei até perdido com tantas opções que existem, reserve pelo menos uns 5 dias para rodar por lá ...
A capital Honolulu é a terra natal do presidente Barack Obama ( muita gente duvidou e talvez ainda duvide disso ) e me deixou realmente impressionado com tudo; com a quantidade de gente, beleza, organização e limpeza. Até os telefones públicos são limpos todas as manhãs. Mesmo com a quantidade de gente, é possível encontrar lugares lindos que podemos chamar de paraíso, como é o caso de Hanauma Bay, uma baía com uma praia absolutamente fantástica que deve estar entre as mais lindas do mundo. Feita de corais, até lembra Porto de Galinhas no Brasil, para aqueles que preferem snorkear a surfar ( meu caso ). Na verdade é um Parque ou Praia-Parque onde é cobrada entrada, mas vale a pena conhecer.
O negócio é torcer para estar meio vazio ( difícil. Chegue cedo ). Sem dúvida, é o melhor de Oahu e possivelmente de todo Havaí. Isso sem falar na famosa Waikiki ( movimentada e point ), simplesmente adorei. É a praia urbana mais linda que estive. Confira e acorde ouvindo uma enorme quantidade de pássaros em meio ao turbilhão do trânsito, além de observar as  tartarugas marinhas bem próximo da areia, inacreditável, considerando a quantidade de pessoas. Só esclarecendo; Praia Urbana para mim é a que tem Avenida Beira Mar, carros e muita gente ( geralmente as grandes capitais ). 
Outras praias na parte norte da ilha ( North Shore ) não curti muito ...  Waimea, Sunset e Bonzai Pipeline ou apenas " Pipe " para os surfistas nativos, mais íntimos e/ou corajosos. Mas isso só se for mesmo no inverno ( de outubro a março ) porque não vi nenhuma onda ( nem ondinha ) em maio, que decepção ! Um detalhe rápido a destacar é que, se você for surfista querendo se aventurar por lá, escolha mesmo bem a época para ter suas ondas perfeitas e tome ciência das regras do surf local. A coisa lá não deve ser " brincadeira de marola " e também os polinésios não gostam que cruzem suas ondas ( coisa de surfista ); vá, mas se garanta. Muitos deles são adeptos atualmente em lutar jiu-jitsu ( a " onda " ensinada por brasileiros ) e que, apesar de fazerem uma propaganda anti brigas ( " Não brigue, lute ! " nos campeonatos e eventos de vale tudo e MMA pelo mundo ), esta é uma das situações que esquecem de toda disciplina marcial e educação, partindo literalmente para briga ( Se garanta ! )


Havaí e Honolulu são duas palavras que parecem mágicas. É muito mais que uma viagem histórica. São palavras que, se fecharmos os olhos ... nos transportam àquelas cenas musicais de Hula, típicas de paraíso de sonhos de qualquer mortal, onde você se vê rodeado de palmeiras e drinks caprichados, abaixo do mais lindo sol tropical perante um mar deslumbrante. Portanto, aconselho ir se planejando e fazer as malas para não morrer sem conhecer o recanto preferido de férias de ninguém mais nada menos que Elvis Presley.  Aloha !

     E ... Hafa Adai ... significa " olá, oi " ... e é o comprimento na outra ilha americana de escala neste roteiro inesquecível; a Ilha de Guam. Pouco provável o leitor conhecer alguém que já tenha ido para Guam ou mesmo ouvido falar em mais esta ilha do Pacífico. Eu mesmo, após tantas viagens, só fui saber quando foi necessário esta escala entre Havaí e Palau ... sem dúvida são cantos que somente os mais ousados viajantes vão por os pés.

CURIOSIDADES e MISTICISMO
  • Todos os vôos saem praticamente lotados para o Havaí. Portanto, não espere encontrar praias vazias.
  • Tudo é muito caro, o jeito é alugar um carro se for adepto desta prática ( considerando os riscos que eu não gosto. Basta ter que dirigir no meu país ) ou entrar nos tours que são mais em conta. Táxis podem lhe cobrar até U$ 100,00 por hora.
  • Fiquei também impressionado com o tamanho da ilha de Oahu, onde fica a capital Honolulu. Possui enormes avenidas e/ou estradas de até 4 pistas ( o Brasil não tem isso !! ) ... por se tratar de uma ilha ... pensava que era bem menor, imagine a Big Island então ...
  • Waikiki lembra Las Vegas, principalmente à noite, com o desfile de carrões, motos com néons e até as limusines, exceto os tradicionais cassinos, pois o jogo é proibido no estado.
  • Achei a água muito fria e andar de moto por lá deve ser o máximo, pois não é obrigatório o uso de capacetes; infelizmente, não tive essa oportunidade. 
  • Hanauma Bay não abre as terças para manutenção e limpeza, pois o controle é rigoroso. O chato é ter que passar por um filminho de apresentação e instruções. Na realidade o visual é que impressiona, já o snorkel é básico e para iniciantes.
  • HAVAÍ significa “ O sopro e água do Divino “.
  • ALOHA e MAHALO são outras duas palavras havaianas importantes os quais são indescritíveis ou difíceis de traduzir, mas tentando chegar próximo a isso; Aloha poderia significar muitas coisas como por exemplo amor, afeição, compaixão, simpatia, pena, caridade, lembrança, o mais amado(a), venerar, saudação ou dar boas vindas ou “ olá “, tchau, até logo ( estas últimas, talvez as mais conhecidas e utilizadas ). Mahalo poderia ser muito parecida em seus significados como obrigado, gratidão, agradecimento, cumprimento, admiração, estima, respeito ou respeitosamente, rezar ou apreciar. São palavras muito mais profundas do que possamos imaginar ou que possam ser apenas cumprimento ou saudação. Aloha pode significar também “ Estar na presença ( ALO ) do Divino ( HA ) “. Quando dizemos Aloha para alguém, estamos reconhecendo que aquela pessoa é a personificação do Divino, que não tem nada haver com religião e sim de um processo de reconhecimento, auto cura e estudos antigos havaianos relacionados a outra palavra mais ampla; Ho´oponopono que, apesar de ainda mais complicado, em resumo seria “ corrigir um erro “ ou “ tornar certo “ ou “ colocar as coisas no lugar certo “ ou “ consertar as coisas “ ou “ trazer as coisas de volta para o eixo “, assumindo cada um a responsabilidade dos seus próprios problemas e/ou erros que vem de seus pensamentos ( recordações e memórias do subcosnciente ) e saber limpá-los através daquilo que se acredita; Fé, Deus, Divindade, Universo, Energia Cósmica, Força Superior ( conforme você conceba isso ), Tudo que HÁ ... ou em minha forma particular de pensar; saudar o outro como gratidão e amizade profunda onde a paz começa comigo ( contigo ) e com mais ninguém, assuma esta sua responsabilidade ! Cure-se, seja feliz e tenha paz através de um pensamento sempre positivo ! ( às vezes difícil ). Portanto Ho´oponopono ( “ Sinto Muito, Me Perdoe, Te Perdôo, Te Amo, Sou Grato “ ). Até mesmo para o mais incrédulos, não deixa de ser uma mensagem positiva.    
Mahalo Nui Loa !
( Muito obrigado ! )

      

    

http://www.gohawaii.com/ / http://www.visitguam.org/ 


DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS ( COPYRIGHT )

2 comentários:

  1. Olá! Tem como indicar CIAs aéreas ou agências que fazem o percurso Brasil-Palau? Todas as pesquisas que fiz retornaram valores altamente absurdos (20mil reais por pessoa só de aéreo). Já procurei muito saber como fazer essa viagem do modo mais economico, mas já estou perdendo as esperanças, hehe. Se puder divulgar, ficarei muito grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é somente para comentários prezado Petrônio, qualquer questão favor entrar em contato via email > omundoseuviaje@hotmail.com ou adicionar pelo facebook > www.facebook.com/omundoseuviaje
      pode curtir ainda a página www.facebook.com/pages/O-Mundo-É-Seu-Viaje/455714444520265 ... grato.

      Excluir