domingo, 29 de janeiro de 2012

El Nido, o Paraíso de Pedras Calcárias


Um arquipélago com mais de 7 mil ilhas e ilhotas de origem vulcânica num clima tropical, quente e úmido onde chuvas são comuns ( prepare-se para elas ! ). Muito longe do Brasil, é pouco visitado e conhecido dos brasileiros. A capital Manila ( Maynila ) é a segunda maior cidade e a mais populosa, a primeira é a antiga capital Quezon e esta classificada entre as cidades globais do planeta pela GaWC ( Globalization and World Cities Study Group and Network ) juntamente com Tóquio, Londres, Nova York, Paris, Kuala Lumpur ... Sydney, Seul ... São Paulo ... entre outras pelo globo terrestre. É uma cidade sem muito destaque ou mesmo beleza com um trânsito horrivelmente caótico onde o próprio guia me disse que quem dirige em Manila dirige em qualquer lugar, pois os carros ficam muito próximos um dos outros. Não conheci muito nem tive muito interesse, já que meu objetivo estava embaixo d´água ... o que significa que não é na capital.

  

Todo mundo viu ... ou ao menos ouviu falar do filme " A Praia " gravado nas Ilhas Phi Phi na Tailândia. A curiosidade é que na realidade o filme foi baseado numa outra praia secreta ( Secret Beach ) que não fica na Tailândia e sim aqui ( ou lá ... ) nas FILIPINAS, o qual é trama de livro do mesmo nome " The Beach " ( 1996 ) do autor Alex Garland que, apesar de citar a Tailândia nas Ilhas Phi Phi, é nas Filipinas que está " a Verdadeira Praia Secreta ! " Verdadeiro Paraíso; isolado, desconhecido e com poucas pessoas ... por enquanto ! O local que cito ( entre outras ilhas e praias maravilhosas do país ), fica em El Nido que, apesar do nome castelhano, não pertence ao México nem fica em nenhuma ilha caribenha de sotaque hispano-americano nem espanhol ou Ibero em alguma ilha paradisíaca do mediterrâneo ( a colonização espanhola durou até por volta do século XVI ). Fica no arquipélago de Bacuit ( Bacuit Bay ) no norte do arquipélago de Palawan ( arquipélago dentro de arquipélago ), local também apelidado ( assim como outros pelo mundo ) de " A última fronteira ", um encontro do nada com ninguém ! Mais um dos microesconderijos inusitados, onde só se descobre com muita pesquisa, leituras ou indicação ( como esta ), porque aí na sua agência de turismo padrão ou mesmo na TV ocidental você nunca vai ouvir falar sobre este destino.

 

El Nido vem de " ninhos " ( literalmente do espanhol ), devido às andorinhas e pássaros do mar que permanecem nas fendas dos majestosos penhascos que lembram catedrais ou igrejas fazendo deste lugar único. Na realidade não vi muitos pássaros nem ninhos e sim muita vida marinha. Recomendo o Miniloc Island Resort ( primeiro a se estabelecer na região. Melhor localizado, melhor comida e melhor vida marinha; um berçario de peixes palhaço ou Clownfish, o " Nemo " do desenho, entre tantos outros. Tem até alimentação aos grandes Jack Fishes onde você pode participar ) e/ou Lagen Island Resort ( Mais luxuoso, mais caro e mais reservado ) são mais uns daqueles delírios de hotéis que possuem pensão completa e estão entre os mais paradisíacos do universo com passeios ( inclusos ) nas lagoas cristalinas, praias isoladas e vazias ( verdadeiramente secretas ) onde você pode ser protagonista principal e único. Talvez no máximo entre mais alguns turistas privilegiados que estarão como você, de boca aberta perante a beleza da natureza local.  Entre tantas praias, destaco Paglugaban, Entalula, Dibuluan e a verdadeira Secret Beach ( Praia Secreta ) citada acima, o qual não é nada fácil encontrá-la ! É necessário guia local para lhe levar de barco e lhe mostrar um pequeno buraco no pé de uma das montanhas da Ilha de Matinloc, onde só se entra nadando ou mergulhando, caso a maré esteja alta. Portanto, entrar não é para qualquer um que tenha medo ou receio. Leve sua máquina à prova d´água, chegando bem cedo, antes dos outros turistas que costumam chegar por volta das 09:00 hs, neste horário já esteja saindo. É uma mini praia ( muito menor que a de Maya Bay do filme gravado na Tailândia ) toda cercada de rochas que deve ter sido descoberta por algum pequeno pescador sem querer. Informação obtida com os guias a respeito do filme é que o governo não autorizou as gravações nesta praia verdadeiramente secreta para que não a destruíssem, devido a isso é que gravaram em Phi Phi ( Tailândia ) e DiCaprio não a conheceu, apesar de ter estado no país na época.


Isso é que chamo de tirar férias e se isolar do mundo metropolitano, apesar de não ser nada barato nem fácil chegar lá ( saindo do Brasil, especificamente ) e ficar em um dos Resorts citados. Por isso digo de cara ... se não for um viajante nato, aventureiro ou persistente, já desista ! Imagine voar mais de 30 horas até Manila ( com conexões e esperas que podem chegar a 35 hs ... do Brasil ) atravessando o globo ... mais 1,5 hs de Manila para El Nido onde pousasse numa pista de terra que parece aquelas de traficantes clandestinos num " aeroporto " onde você tem de ter repelentes para evitar picadas de insetos, aranhas ou cobras ( eu fui picado por alguma coisa e fiquei com o pé super inchado, ainda bem que foi na volta ) ... enfrentar um pequeno trecho por terra pela pequeníssima cidade de El Nido que será um desafio aos olhos até o porto local ... mais uma hora de barco até algum dos Resorts citados e que tal ainda pegar uma tempestade torrencial de dois dias ... é pra acabar não ? Não ... não acabou; para se chegar na Secret Beach ... mais uma hora de barco ! E isso tudo ouvindo o idioma filipino ou pilipino ou tagalo ou tagalog ou taglish ( tagalo + inglês=English ) como pode ser chamado mais esta língua “ ininteligível “ aos ocidentais o qual dificulta no sotaque inglês ... vai encarar ?? Garanto que é a praia mais escondida do planeta !



       O país também possui uma das Maravilhas da Natureza, o maior Rio subterrâneo navegável do planeta ( The Underground River ) localizado em um Parque Nacional a 50 km de Porto Princesa ( Puerto Princesa ) no mesmo arquipélago de Palawan, outra paisagem de pedras calcárias com 8,2 km de extensão ... portanto Palawan é um local realmente fantástico e aventuroso.

INFORMAÇÕES e CURIOSIDADES
  • Cuidado com ofertas absurdas que não sejam pelo site do próprio hotel ou operador local através do seu agente de confiança, já vi preços muito baratos que não são reais !
  • O país utiliza um típico e único transporte no mundo chamado " Jeepney " onde pronunciasse " jipini " ou " jipinii " que são uma espécie de ônibus coloridos cada um ao seu modo e gosto. A entrada é pelos fundos literalmente, sentando-se nas laterais uns de frente para os outros. O nome vem da segunda guerra mundial onde os americanos utilizavam este tipo de Jeep, mas devido ao tamanho dos americanos acima dos filipinos eles batiam os joelhos uns nos outros. Como joelho em inglês é Knee ( pronunciando " ni " ) os filipinos adotaram " Jeep ni ou nii " gerando o nome Jeepney ( " Jeepnii " ). Hoje eles são mais largos, espaçosos e compridos para caber mais gente, parecendo como um ônibus, mas com frente de Jeep.
     
  • Eles também usam um moto táxi como se fosse os tuk tuks tailandeses com uma cobertura lateral onde as pessoas vão empilhadas e quase caindo para fora no caos do dia a dia ...
  • É o país que mais vi se preocupar com a ecologia ambiental, através de muitas propagandas, cartazes e incentivos a ajuda. Para se ter uma idéia no Lagen Island Resort você vai tomar banho e escovar os dentes com uma água ligeiramente salgada devido à reciclagem e tratamento. Mesmo concordando com a necessidade de fazermos alguma coisa pelo meio ambiente, escovar os dentes com água salgada não é nada agradável.
  • O povo é muito carismático com uma recepção tradicional musical. Mas a despedida é que me chamou a atenção; um exagero agradável. Eles ficam dando tchau e acenando por muito tempo, sendo que você já está lá longe no barco indo embora quase sumindo e eles continuam no deck acenando e acenando até que você ( e o barco ) realmente desapareçam ! É muito engraçado.
  • O passeio para a " Secret Beach " não está incluso no preço das diárias como os outros devido a sua distância, dificuldade e talvez para um maior controle local no acesso. Custa ( ou custou ) aproximadamente U$ 120,00 o barco exclusivo com os guias para um passeio de 4 horas onde poderá definir seu tempo e paradas ( achei razoável ).                
     VÍDEO ACESSO PRAIA SECRETA
www.youtube.com/watch?v=FC9tsUB61Ts&feature=youtu.be



www.tourism-philippines.com / www.tourism.gov.ph / www.elnidoresorts.com 
DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS ( COPYRIGHT )

2 comentários:

  1. Navegando na internet a procura de preços de viagens, sem querer encontrei seu site.
    Estou maravilhada e tive que lhe escrever. Em primeiro lugar, para parabenizar pelo site, textos tão bem escritos que nos fazem sonhar e querer viajar. Realmente você tem o dom da escrita e e é muito talentoso ao fazê-lo. E pela sua paixão pela vida, pelo novo, pelo misterioso e por entender que deste mundo, nada levamos, a não ser nossas experiências.
    E pela sua disposição. Em segundo e mais importante, pela emoção que você passa em seus textos, ao descrever sua paixão por viajar e incentivar as pessoas a sonharem, planejarem e irem. Conhecer seu site foi incrivelmente prazeroso e eu, que conheço pouquíssimos lugares, me peguei sonhando em conhecer vários ... Tenho certeza que seu livro será um sucesso se tiver fotos + seus textos.
    Paula Benato – Design Têxtil – Americana/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paula ... seu comentário foi muito compensador, pois essa é a idéia ! Acho que já tenho seu email ( se não tiver, me envie ) ... quando o livro ficar pronto ficará sabendo, fiqeu atenta às novas publicações e links ...
      Boas viagens ! Marcelo Kasprzak

      Excluir